sistema carcerário

Aprovados em concurso chamam atenção para déficit de agentes penitenciários

Camila Gonçalves

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Treze santa-marienses aprovados no Concurso de Agente Penitenciário e Agente Penitenciário Administrativo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram uma ação de doação de sangue no Hemocentro Regional, na manhã desta sexta-feira. A ideia era chamar a atenção para o déficit de servidores no sistema penitenciário no Rio Grande do Sul.  

240 litros de bebidas contrabandeadas são apreendidas em Rosário do Sul

De acordo com Fernanda Beltrame, uma das aprovadas no concurso, para dar conta da segurança dos cerca de 40 mil detentos do Estado, seriam necessários mais de 4 mil agentes. O grupo também aponta o emprego de cerca de mil policiais dentro dos presídios gaúchos em desvio de função. Eles argumentam que o efetivo poderia estar fazendo o patrulhamento ostensivo e reforçando a segurança no Estado.

- A ONU orienta que a cada 5 presos tenha um agente penitenciário e, a cada 50 presos, um agente penitenciário administrativo. Como pode-se notar, não se cumpre essa orientação nem de longe - defende Fernanda.

Evento na Fadisma homenageia autoridades da segurança pública

O concurso foi homologado em 15 de setembro de 2017 e nomeou 720 pessoas. Cerca de 1800 estão em cadastro reserva. A validade do concurso é até setembro do ano que vem. O Governo Sartori já manifestou que não deve chamar mais aprovados em sua gestão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Batalhão de Operações Especiais celebra 18 anos com mais de mil operações Anterior

Batalhão de Operações Especiais celebra 18 anos com mais de mil operações

Próximo

2º BOE chega aos 18 anos nesta sexta somando mil operações

Polícia/Segurança